Atriz / Arte-Educadora

Atriz / Arte-Educadora

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dia de Cão - Meu Primeiro Texto

Dia de cão

Autoria: Priscila Ioli


Com muito esforço e determinação escrevi meu primeiro texto teatral, considerado mais exatamente como um exercício dramático que foi praticado nas aulas de dramaturgia aplicada, realizadas pela Faculdade Paulista de Artes com a orientação de Analy Alvares.

O curso teve duração de cinco meses, e durante esse tempo tivemos a oportunidade de aprender sobre a estrutura dramática, estudar ´´A Poetica´´ de Aristoteles e entre outros. Esse curso continuará sendo realizado pela faculdade nesse proximo semestre, agosto de 2011 para os alunos da FPA e como tambem para pessoas interessadas fora da faculdade, não exige nenhuma formação, tanto que escrevi meu primeiro texto e estou no primeiro semestre de Artes Cênicas.


Dia de cão

Sinopse: Comédia que retrata um dia num escritório de advocacia, onde todos colaboram para transformar um dia comum num dia de cão.


Elenco

Dr. Roberto: Thiago Ubaldo ( aluno premiado pela FPA em 2008, pelo trabalho ´´A justiça Divina´´ .
Débora: Tuane Barbosa
Silvia: Anajhara Brito
Samuel: Vinicius Ponttes
Felicidade da Noite : Raquel Parras
Abraão: Gabriel Bueno
Irmã Teresa: Luciana Neves


Local

Teatro Ruth Escobar

dias 27,28 e 29 de junho de 2011

Sala Miriam Muniz

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dramaturgia Aplicada - exercícios Dramáticos!!!



















Ocorreu nos dias 27,28 e 29 apresentações dos exercícios dramáticos no Teatro Ruth Escobar, realizados pelos alunos da FPA.

O curso oferecido pela faculdade ao alunos e também para pessoas que não são da faculdade aconteceu no Teatro Ruth Escobar com duração de cinco meses. Orientados por Analy Alvares, os alunos aprenderam a estrutura dramática, e aplicaram, escrevendo exercícios dramáticos.


Foram escritos:


´´UM DRAMA FAMILIAR NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO.´´- Lorena Rebello

´´EM BUSCA DA MÃE PERFEITA´´ -Luciana Neves


´´CADÊ? ´´- Flávia de Castro


´´DIA DE CÃO ´´ - Priscila Ioli ( minha primeira peça..rs)


Todos tiveram essa oportunidade, podemos perceber o quanto é dificil ter um ideia central, verticalizar os personagens, ter a ação dramática, tudo isso em uma correta estrutura dramática. É claro que erros existiram, mas a proposta mesmo era mesmo incentivar os alunos a escrever.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Qual o significado de IOLI ??!!?!

Origem e significado do Nome Ioli !!!

Qual a origem do nome Ioli: GREGO

Significado de Ioli

Qual o significado do nome Ioli: VIOLETA.

Significado do nome Ioli - Sua marca no mundo!
GENEROSIDADE,CORTESIA,INFLUÊNCIA,CARIDADE,COMPANHEIRISMO
Sua generosidade já é percebida na infância, desde muito cedo já sabe dividir, entende a necessidade dos outros e sente-se bem ajudando como pode. Liga-se a profissões onde possa exercer este seu lado. Sempre pensando num mundo melhor, não poupa energia ao participar de atividades de cunho social. Busca atividades rentáveis também, mas não sem um propósito de ajudar o maior número de pessoas possivel. Sempre à vontade em todos os ambientes, não carrega em si preconceito de qualquer origem. Muito hospitaleira, raramente se fecha no seu mundinho, por isso está sempre disposta a lutar por seus ideais e de seus amigos também. Como são muito levadas pela emoção, as vezes parecem pouco confiaveis em tomar decisões, pois não conseguem julgar com uso da razão. Manter os pés no chão e mais determinação faz com que as pessoas não vejam seus objetivos como utópicos.

Mostra a pessoa como é interiormente. Revela como pensa, sente e age. Seu o desejo íntimo da alma, o seu "eu interior", suas esperanças, sonhos, ideais, motivações. As vezes é possível que percebamos essa manifestação, mas talvez não a expressamos como deveriamos ou mesmo não vivemos de acordo com ela, assim estamos reprimindo os nossos sentimentos e impulsos, o que gostariamos de ser ou fazer, estamos adormecendo nossos objetivos secretos, as ambições, os ideais mais intimos.São muito expressivos, os de número 3 na Impressão encontram suas oportunidades ao escrever, falar ou representar. São imaginativos e criativos, como um verdadeiro artista. Levam a vida de forma leve mas gostam de chamar atenção e serem populares. Muito determinados, excessivamente generosos, possuem muita sensibilidade, agradáveis e prestativos com todos, mas também um tanto impacientes. Possue intimamente o sentimento de presunção que deve ser bem aplicado se quiser atingir seus objetivos. Excelentes oradores, escritores, compositores, cantores, atores ou decoradores. Por seu poder de oratória consegue se destacar também como ótimos vendedores do mercado de ações e do meio imobiliário. Apreciam música, estética, artes e estilismo. Pode se tornar uma pessoa supersensível, tímida, convencida, autodeterminada, impaciente, atormentada ou extravagante, se não tomar conta dos seus pontos negativos. Chegar ao sucesso não é dificil, basta unir seus interesses com seus talentos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Teatro de Bonecos


















Teatro de Bonecos!!!


Trabalho realizado na Faculdade Paulista de Artes dia 02 de junho de 2011
Realizado por: Priscila Ioli e Ana Luiza Fersi




Objetivo: Levar aos alunos o entendimento do que é o Teatro de bonecos e do que foi para a sociedade, seja ela no plano Oriental, de onde realmente surgiu, ou no ocidental.
No Brasil, o Teatro de Bonecos está mais expressivo no Nordeste, principalmente em Pernanbuco.
Os Bonecos, desde a pré-história, serviram para doutrinação religiosa, ensinamentos políticos, sociais, e na maioria das vezes muito críticos.


A Proposta do trabalho foi levar uma forma simples e fácil de se fazer os bonecos, usamos meias, e aplicamos a elas botões, fitas, lãs, papéis e outros materiais. Para fazer a ´´casa dos Bonecos´´ utilizamos uma caixa de papelão, cortamos e decoramos com papéis bem coloridos e atrativos, principalmente ao público intanfil. Mas mesmo com essa forma, serviu e alegrou aos adultos que assistiram á aula.
Uma outra idéia, mas que não foi colocada no trabalho era de usar a proposta da reciclagem, tanto nas meias como para fazer a casa.

domingo, 22 de maio de 2011

Fundador do Doutores da Alegria !!!





















Doutores da Alegria



´´ O engraçado é que é sério´´



Wellington Nogueira
Um trabalho emocionante é o dos Doutores da alegria, a palestra também foi muito emocionante com o Wellington, contando suas experiências, a sua travessia artística, e o quanto é serio e importante esse trabalho dos Doutores da Alegria.
A estrela realmente é a criança nos hospitais, é ela que abre seu mundo tão intimo para palhaços entrarem. O Palhaço tenta dar o seu sopro de alegria, para que possa vir a nascer uma esperança, um minuto de descontração e quem sabe mesmo uma cura com a sua alegria.


Parabens ao grupo.
Um dia quero poder fazer parte desse grupo, para poder me doar um pouco pra pessoas que estão em um processo frágil e precisando de carinho e atenção.


Palestra no Teatro Escola Macunaíma
20 de maio de 2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quimeras !!!














Quimeras





A vida é um sonho...



...dentro de outro sonho








Direção de André Latorre


Show de Calouros das turmas de primeiro semestre da Faculdade Paulista de Artes do curso de Artes Cênicas.

Realizado no Teatro Ruth Escobar, no dia 4 de maio de 2011, esta ultima quarta-feira.

Minha personagem: Bacante.

A turma Arrazou...Parabens turma !

Medéia de Eurípedes!!!





Medéia - Eurípedes


Trabalho realizado na Faculdade (FPA) para a aula do professor e coordenador do curso Ze´Carlos de Andrade, pesquisa sobre vida e obra de Eurípedes, e um certo aprofundamento na obra Medéia.


O que aprendemos: Que o trabalho em grupo é extremamente significativo, mas que os integrantes do grupo tenham ética para com o trabalho, e paciência com aqueles que ainda engatinham na área. O resultado final foi surpreendente e valeu a pena.



Obrigada ao Grupo : Ana Luiza, Adamo, Guilherme, Ruber, Larissa, Eliana e Diogo.



















Encontro sobre ENSINO DA ARTE CONTEMPORANEO !!!






Palestras: ´´Encontro Sobre o Ensino da Arte Comtemporâneo.´´

com Ana Mae Barbosa,Rita Bredariolli, Regina Machado.


´´A Importância das intervenções pessoais e culturais nas Abordagens Metodológicas.´´

com Mirtes Martins de Oliveira, Eduardo Mosaner Jr., Petra Sanches, Isabel Marques e Jofre Silva.
As palestras foram otimas, e complementaram o meu entendimento sobre a Proposta Triangular ( conhecer, fazer e refletir),que havia estudado na aula de ´´Didática de Ensino´´ da FPA. Além de poder ter a oportunidade de estar proxima de grandes artistas e arte educadores.


Ocorrido no dia 05 de maio de 2011.
na Universidade Anhembi Morumbi.

terça-feira, 8 de março de 2011

´´A Gaivota ´´ de Tchékov


Um texto maravilhoso de Tchékov !!!
´´E quando penso em minha vocação, não tenho medo da vida.´´




NINA
Por que é que você diz que beijava a terra onde pisei? Gente como eu se mata! Estou tão cansada! Se eu pudesse descansar... descansar...! Eu sou uma gaivota... Não, não é isso. Eu sou uma atriz. Eu sei que sou! Ah, ele também está aí. Mas é claro...
não tem importância... é... Ele não acreditava em teatro, ria de todos os meus sonhos,
e, aos poucos, eu também fui deixando de acreditar, e perdi a coragem... Isso e mais
todas as angústias de amor e ciúme, a eterna preocupação com o neném... Eu não
sabia mais o que fazer com os braços, não sabia o que fazer em cena, não sabia mais
usar a voz. Você não imagina o que é saber que se está representando
vergonhosamente mal. Eu sou uma gaivota. Não, não é isso... Você lembra, um dia que
você matou uma gaivota? Um homem que passou por acaso a pegou, e tirou-lhe a
vida, assim, por falta do que fazer. Não parece enredo de romance?... Mas não é isso...
O que é que eu estava dizendo? Ah, sei; estava falando do teatro.
Agora já está tudo bem diferente... Agora eu já sou uma atriz de verdade; eu trabalho
com alegria, com êxtase, em cena eu fico como que embriagada, e tenho a impressão
de que fico linda. E agora, nesses dias aqui, eu tenho andado sem parar, e pensando e
pensando, e eu tenho a impressão que cada dia estou ficando um pouco mais forte...
agora eu sei, Kostia, agora eu compreendo que o essencial em nossa profissão – tanto
faz que seja no palco ou na literatura – o essencial não é a glória, nem a fama, nem
nada daquilo com que eu sonhava, e sim saber agüentar com paciência... saber
carregar a cruz e ter fé. Eu tenho fé, e já não sofro tanto. E quando penso em minha
vocação, não tenho medo da vida.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Artes Cênicas !!!






Felicidade é a palavra que se resume...

2011 Faculdade Paulista de Artes - FPA
Licenciatura em Artes Cênicas.


O meu sonho de alguns anos acaba de se realizar!!!
Serão 4 anos de muita entrega e diversão

Vamos que vamos...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Homenagem aquela que me fez soltar a voz !!!

Sheila Alves!!!

Uma homenagem para aquela que me viu crescer e tambem ajudou a nascer em mim uma mini cantora.
Começou a me dar aulas de canto quando eu tinha sete anos e com todo seu carinho e atenção me ensinou muito e apesar de toda seriedade das aulas nós sempre acabávamos brincando...rs

Obrigada!!!
Eu te amo e te admiro muito....

Fã incondicional

Primeiro é preciso tentar...SP Escola de Teatro.




Venho aqui contar para vocês a grande experiência que tive ao prestar a Escola de Teatro do estado de Sao Paulo. Primeiro queria agradecer aos amigos que conheci a Priscila Teresa, Renata Konso,Alan e tambem ao Thiago, nos todos nos tornamos um grupo unido por mais que as cenas fossem separadas e diferentes. Queria tambem agradecer a própria escola de Teatro por dar essa oportunidade a pessoas com talento e que possuem um grande sonho na vida, que é o Teatro.


Prestei a Escola de Teatro no ano passado (2010), e passei ate a penultima fase, e infelizmente, com muita dor no coração não fui aprovada para a ultima...isso me deixou muito triste, pois estava passando por um momento, digamos que de provas, e literalmente..rs


As coisas nem sempre acontecem como gostaríamos, mas pelo menos elas acontecem de outra forma para nos ensinar, nos mostrar outros caminhos e querer ver se queremos aquele sonho de verdade.


Digo em tom alto : SP ESCOLA EU NÃO DESISTI DE VOCÊS!!!


Quem sabe o ano que vem não é mesmo??!


Mas tomarei novos rumos para esse ano e não vou deixar a arte sair da minha alma e do meu coração.

Ops...estava esquecendo de um detalhe muito importante, o meus Parabens para a Pri e para a Re Konso que realizaram seus sonhos....fiquei muito feliz por voces...de verdade!!!


Obrigada!!!


Priscila Ioli